A consultoria é um serviço de análise executado por meios próprios ou externos às empresas. Os seus principais objetivos são melhorar os serviços e a produtividade das entidades, através da utilização de know-how específico, e auxiliar os gestores na tomada de decisões.
Contudo, esta definição tem um carácter genérico e é importante detalhar mais o conceito. O que motiva uma empresa a contratar serviços de consultoria externa? Em que consiste este trabalho na área dos Sistemas de Informação? E quais as reais vantagens deste tipo de serviço para o seu negócio? Estas são, em suma, as questões que pretendemos esclarecer neste artigo.
Uma empresa que procure serviços de consultoria externa fá-lo, geralmente, com os seguintes objetivos:
Mais especificamente, no campo dos Sistemas de Informação, a consultoria consiste primordialmente em:
Tendo em perspetiva o que referimos acima, é fácil concluir que motivos não faltam para contratar um serviço de consultoria externa. Se ainda não está convencido, atente nas mais-valias que este pode trazer ao seu negócio.
A consultoria externa alia a bagagem dos especialistas aos conhecimentos novos e à experiência adquirida noutros clientes. Assim, permite transportar para a empresa as melhores práticas na execução dos processos. Tal proporcionará uma visão externa e focada em resolver o problema ou em atingir os objetivos identificados.
A consultoria garante um impulso extra e mais foco para que as mudanças aconteçam e os resultados sejam obtidos.
A identificação clara das necessidades, objetivos, requisitos a cumprir, riscos e dificuldades a ultrapassar é essencial num processo de mudança. Estabelecer estes dados aumenta a probabilidade de o projeto ter sucesso.
Um consultor externo atua com dedicação exclusiva e compromete-se a apresentar resultados dentro do prazo estipulado no contrato. Devido à relação cliente/fornecedor, sente uma maior pressão e está mais disponível para cumprir o timing acordado. O mesmo não acontece com os recursos internos, já que tendem a focar-se mais nas tarefas do dia-a-dia da empresa.
O vínculo temporário com consultores externos é mais económico do que a contratação de um especialista interno. Isto porque uma colaboração permanente pode vir a tornar-se desnecessária após algum tempo.
Os funcionários das empresas tendem a tomar decisões emotivas e condicionadas por objetivos pessoais, como a concorrência por cargos internos. Pelo contrário, os consultores externos concentram-se em gerar resultados. Estão, por isso, mais livres para decidir de forma racional, imparcial e objetiva.
Os especialistas em consultoria têm uma visão externa da empresa. A mesma está despojada de ideias pré-concebidas, o que é especialmente relevante na fase de diagnóstico.
A consultoria externa implica um trabalho de parceria. Por isso, a experiência dos consultores conjuga-se com o know-how interno da empresa.
Neste artigo, apontamos 8 vantagens que a consultoria externa pode trazer ao seu negócio. Contudo, existem muitas mais! Às vezes, o sucesso de uma organização depende da capacidade que esta tem de captar as ferramentas que lhe permitem alcançá-lo.
A sua empresa está a atravessar problemas, mas não sabe como resolvê-los? Precisa de otimizar processos? A consultoria pode ser o serviço de que necessita para redirecionar o foco e alcançar os objetivos rumo ao sucesso.
Na blink-iT, dispomos de consultores altamente qualificados que podem apoiá-lo na decisão, implementação e manutenção de Sistemas de Informação. Contacte-nos para saber como podemos ajudá-lo a pôr o seu negócio a crescer.
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