A gestão da mudança é um desafio para as organizações. A maioria das empresas vive, atualmente, sob pressão para dar resposta ao ambiente de negócios externo em rápida evolução, às economias locais e globais e ao avanço tecnológico. Isso significa que os processos, sistemas e estratégias devem mudar e evoluir continuamente para que estas permaneçam competitivas.
As mudanças nas organizações afetam, na sua maioria, os recursos humanos. A perda de funcionários é dispendiosa, devido aos custos de recrutamento associados e ao tempo envolvido na obtenção de novos funcionários. Cada vez que um colaborador deixa uma empresa, o conhecimento essencial do negócio pode ficar em risco.
Um plano de gestão da mudança pode ser baseado numa transição suave. Ademais, deve garantir que os funcionários são orientados durante todo o processo.
Aproximadamente 70% das iniciativas de mudança fracassam, devido a atitudes negativas dos colaboradores e ao comportamento de gestão improdutivo. A utilização de serviços de consultoria profissional para gestão da mudança pode, com efeito, aumentar a probabilidade de ter sucesso.
É importante definir claramente a mudança e alinhá-la com os objetivos do seu negócio. Pode parecer óbvio, mas muitas organizações não cumprem este primeiro passo vital.
Uma coisa é articular a mudança necessária. Outra completamente diferente é efetuar uma revisão crítica em relação aos objetivos organizacionais e metas de desempenho. Isto para garantir que a mudança leva a sua empresa na direção certa.
Esta etapa também pode ajudá-lo a determinar o valor da mudança e a quantificar o esforço que deverá investir. Para uma gestão da mudança eficaz na sua organização, é importante refletir, analisar e responder às seguintes questões:
Depois de saber exatamente o que deseja alcançar e porquê, deverá determinar os impactos da mudança em vários níveis organizacionais. É de todo útil analisar o efeito em cada unidade de negócios. É igualmente importante perceber como ocorrem as alterações em cascata através da estrutura organizacional até ao funcionário. As informações obtidas nesta análise vão ajudar a traçar um planeamento de formação e de suporte necessário para mitigar os impactos.
Todos os colaboradores devem ser envolvidos no processo de gestão da mudança. Mas o primeiro passo será definir os funcionários-chave aos quais deverá comunicar as alterações.
É necessário determinar os meios mais eficazes de comunicação para o grupo ou individualmente. A estratégia de comunicação deve incluir um cronograma de como a mudança será incrementalmente comunicada, mensagens-chave, bem como os canais de comunicação que pretende utilizar.
Com a mensagem de mudança em aberto, é importante que os seus funcionários saibam que vão ter formação. A mesma permitir-lhes-á obter os conhecimentos necessários para operar com eficiência à medida que a mudança for implementada. Na formação, poderá incluir um conjunto de módulos online de microaprendizagem ou uma abordagem presencial.
Para uma gestão da mudança eficaz, é também necessário garantir que a sua empresa possui uma equipa de suporte. A mesma deve ajudar os funcionários a adaptarem-se à mudança e a desenvolverem os comportamentos e competências técnicas necessários para alcançar os resultados de negócio desejados. Independentemente de as mudanças resultarem em redundâncias ou reestruturações, deverá encarar o suporte como fundamental para o sucesso da empresa.
Durante todo o processo, uma estrutura deverá ser implementada para medir o impacto das mudanças nos negócios. A mesma permitirá garantir que existem oportunidades de reforço contínuo, a fim de criar conhecimento. Deverá ainda avaliar o plano de gestão da mudança para determinar a sua eficácia e documentar as experiências obtidas.
Se a sua empresa está a passar por um período de mudança organizacional, é importante encontrar os melhores parceiros que possam auxiliar na gestão do processo. Desse modo, conseguirá atingir as metas de negócios e minimizar os impactos associados.
A gestão da mudança eficaz reduz o risco de o novo sistema ou outra mudança serem rejeitados pela empresa. Além disso, aumenta o trabalho em equipa necessário para que a organização aceite a mudança e opere de maneira mais eficiente.
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