fbpx

Impacto da realidade aumentada nos novos negócios!

realidade aumentada

A inovação tecnológica está a alterar a forma como vivemos o dia a dia. Exemplo disso é a realidade aumentada, uma tecnologia que permite sobrepor conteúdo digital (como imagens, som e texto) em situações da vida real.  

A realidade aumentada ganhou uma enorme projeção quando, em 2016, foi lançado o jogo Pokémon GO, que possibilitou que os jogadores interagissem com pokémons sobrepostos em vários locais do mundo e visíveis a partir do ecrã de um smartphone. 

Desde então, empresas como a Apple e a Google lançaram uma série de projetos baseados nesta inovação tecnológica. Um bom exemplo foi o lançamento dos óculos de realidade aumentada que permite aos utilizadores ter experiências sem ter de olhar para um smartphone. 

Os componentes de realidade virtual mais utilizados atualmente contam com os smartphones para mostrar o mundo digitalmente aumentado. Os utilizadores podem, através dos seus dispositivos, ativar a câmara e ver o mundo ao seu redor aprimorando a visualização de variadas formas, desde sobrepor imagens, adicionar rótulos, alterar as cores, entre muitas outras funcionalidades. 

O papel da realidade aumentada nas empresas de hoje! 

À medida que a realidade aumentada se tornou mais popular, o seu papel nos negócios de marketing também cresceu. Com efeito, existem muitas formas de utilizar a realidade virtual e integrá-la com uma estratégia de marketing

Embora a perspetiva de utilizar esta tecnologia nos negócios pareça assustadora, não é tão desafiadora como se possa pensar. Na verdade, a realidade aumentada é um complemento excecional para qualquer negócio. Ajuda o cliente a compreender, implementar e adquirir produtos, permitindo que estes sejam visualizados no seu próprio mundo. 

Há alguns anos, os casos de aplicação de realidade aumentada nos negócios eram efetuados exclusivamente por grandes empresas com enormes recursos. Porém, as opções tornaram-se mais acessíveis e ao alcance de qualquer negócio. 

Atualmente, uma empresa pode diferenciar-se com a realidade aumentada, permitindo que os seus clientes experimentem antes de comprar e sem saírem de casa. Os mesmos podem personalizar e visualizar os produtos, uma vez que a realidade aumentada disponibiliza recursos de design, auxiliando no seu processo de decisão. 

IKEA é um exemplo evidente de uma empresa que utiliza a realidade aumentada para influenciar a decisão de compra dos seus clientes. Estes são convidados a utilizar os seus aplicativos para perceber como os móveis ou acessórios ficarão nas suas casas. Tudo isto utilizando um simples smartphone. 

De resto, qualquer empresa pode utilizar a realidade aumentada para formar novos funcionários e apresentar os seus processos internos, acelerando o caminho de aprendizagem sem necessidade de recorrer a recursos humanos

A realidade aumentada adapta-se ao meu negócio? 

Embora a utilização da realidade aumentada esteja a crescer de dia para dia, é importante entender se é a solução certa para o seu negócio. As empresas devem avaliar os seus dados demográficos e metas de marketing antes de investir nesta tecnologia. 

A realidade aumentada é particularmente adequada para explicar e envolver. As empresas que têm objetivos relacionados com estas duas variáveis deverão considerar este conceito. As experiências em realidade aumentada podem ser altamente compartilháveis, portanto são adequadas para divulgar eventos e entretenimento. 

As empresas que não oferecem tecnologia avançada correm o risco de perder clientes para concorrentes considerados mais avançados, modernos e envolventes. À medida que a realidade aumentada se torna mais popular, impacta muitos negócios em todo o mundo, criando uma vantagem competitiva para empresas que aproveitam as suas vantagens. 

Enquanto empresa de renome na área das tecnologias de informação, na blink-iT mantemo-nos a par das tendências e inovações neste setor em constante mudança.  Contamos com uma equipa de consultores especializados em sistemas de informação e encaramos as empresas de uma forma global. 

Acima de tudo, ajudamos os nossos clientes a serem eficientes e bem-sucedidos nos seus projetos, garantindo retorno do investimento e um crescimento sustentado das empresas. Subscreva o nosso blogue para perceber o que nos torna uma referência no mercado. 

Artigo anterior e próximo