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ERP ou CRM: Qual o software mais adequado para o meu negócio?

ERP + CRM

 

Os softwares ERP e CRM proporcionam uma gestão eficiente dos negócios e permitem às empresas criar relações de proximidade com os seus clientes, conduzindo-as ao sucesso.

Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, torna-se difícil acompanhar todas as tendências do mercado e as necessidades dos clientes. No entanto, com o avanço da tecnologia, este trabalho começa a ser simplificado.

As recentes inovações permitem aos gestores estar sempre atualizados nas áreas fundamentais para o seu negócio, desde a financeira à tecnológica. O CRM e o ERP são ferramentas digitais criadas especialmente para otimizar as rotinas de produção das instituições e para gerir todos os recursos de forma eficiente.

Neste artigo abordamos estes dois tipos de software, com objetivos, funções e finalidades diferentes, porque sabemos que surgem muitas dúvidas no momento de decisão.

Pretendemos dar-lhe a conhecer as características e vantagens de cada um, para que perceba qual o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio. Queremos ainda mostrar-lhe de que forma a integração de ambas as soluções beneficia as organizações, independentemente da sua dimensão.

 

Principais diferenças entre ERP e CRM

 

O Enterprise Resource Planning (ERP) é a ferramenta base de gestão de qualquer empresa. Um dos seus focos é o controlo das questões financeiras e contabilísticas, tais como despesas e pagamentos recebidos. Gere também as áreas de Recursos Humanos, Projetos, Distribuição e Produção.

O ERP ajuda na uniformização dos processos da empresa, tornando-os mais eficazes e reduzindo erros sistemáticos, e permite poupar muito tempo. Assegura ainda uma informação estruturada e útil, contribuindo para o aumento da produtividade.

Por outro lado, o Customer Relationship Management (CRM) é uma das mais conhecidas aplicações informáticas na área do atendimento ao cliente (customer service). Gere toda a informação e dados dos clientes atuais e potenciais clientes, permitindo antecipar as necessidades dos consumidores e personalizar ofertas.

O CRM combina Marketing, Vendas, Gestão de Contactos e Serviços de Suporte. Com a agregação destas diversas áreas, o gestor consegue obter uma visão mais ampla e clara da progressividade da sua empresa e tem neste software um poderoso aliado nas vendas.

 

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O que torna o CRM um ativo valioso para as empresas?

 

Há um único software adequado ao meu negócio?

 

Atualmente, as empresas utilizam dados internos e externos para compreenderem melhor o mercado. O grande desafio é entender quais os dados úteis para responder às questões empresariais e otimizar os processos de negócio.

São vários os fatores que impossibilitam as empresas de ter uma visão integrada dos seus negócios, tais como a complexidade das fontes de dados, o acompanhamento de clientes, o registo de transações financeiras, a gestão diária de operações e o crescimento do negócio. Aliada a toda esta evolução constante, a utilização independente de sistemas de gestão torna esta visão integrada ainda mais difícil.

Se gere uma empresa, é importante ter presente que estes softwares não têm de funcionar de forma isolada. Pelo contrário! Quando implementadas de forma integrada, as soluções ERP e CRM proporcionam uma gestão completa e poderosa dos negócios.

Ambas partilham e coordenam a informação de toda a organização, ao mesmo tempo que proporcionam previsões e relatórios baseados nessa informação, em tempo real.

Para um desempenho melhorado de todas as operações, uma visão clara sobre todos os processos de negócio e redução do esforço na manutenção da informação, todos os dados recolhidos pelo CRM devem ser integrados com as informações de um software ERP.

 

Porquê integrar ambos os softwares?

 

Os softwares ERP e CRM permitem centralizar numa única fonte de dados toda a informação do negócio, da seguinte forma:

  • Combinam dados primários com dados secundários para melhor compreensão dos clientes e do mercado e para um eficiente controlo interno;
  • Analisam dados de forma proativa, para assim detetar tendências e padrões de consumo, identificar potenciais clientes e analisar o verdadeiro desempenho das vendas;
  • Fornecem informação completa de todos os departamentos da organização, numa perspetiva de negócio integrado. Uma comunicação interdepartamental eficaz conduzirá a um melhor apoio ao cliente.

De forma resumida, podemos apontar 9 vantagens de integrar um ERP e CRM no seu negócio:

  1. Boa gestão tributária e redução de erros fiscais e multas;
  2. Processos padronizados e consequente aumento da eficiência;
  3. Tomada de decisão acertada;
  4. Diminuição da perda de clientes;
  5. Comunicação eficiente;
  6. Fidelização de clientes;
  7. Aumento da satisfação dos clientes;
  8. Criação de workflows;
  9. Redução de custos.

Com recurso a estas ferramentas, pode centralizar todo o seu negócio e concentrar-se nos resultados da sua empresa, em vez de ficar limitado pelas tecnologias do passado!

A sua empresa não possui um ERP ou CRM? Não dispõe da informação em qualquer lugar e em tempo real? Sente instabilidade nas etapas do processo de vendas? Comete erros constantes na introdução manual de dados? Regista duplicação de informação e erros constantes de stock?

Se algum destes problemas o afeta, está na hora de mudar! Conte com a blink-iT para o ajudar a implementar um ERP e CRM interligados e perfeitamente adaptados às necessidades específicas do seu negócio!

Somos parceiros Microsoft e estamos 100% disponíveis para o auxiliar em todas as fases do processo, desde a implementação ao suporte contínuo. Fale connosco!

 

 

 


 

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