fbpx

7 Etapas para uma estratégia de Business Intelligence eficaz

Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) desempenha um papel fundamental no atual cenário corporativo. O acesso a indicadores baseados em dados dá à organização a capacidade de tomar decisões informadas que geram um impacto positivo nas operações, no crescimento e no lucro.

Continue a ler este artigo e, para além de outros benefícios, saiba como criar uma estratégia de BI eficaz.

 

Benefícios do BI para os negócios

 

O Business Intelligence traz uma série de benefícios para as empresas que procuram otimizar as suas operações e reforçar os seus resultados financeiros. Entre eles, destacamos:

  • Rastreabilidade de dados em tempo real – O BI fornece acesso instantâneo aos dados necessários para administrar os negócios de uma forma proativa e eficaz.
  • Otimização de indicadores de negócio – Com o BI, a empresa obtém indicadores importantes que ajudam a identificar tarefas redundantes, desempenho insatisfatório por parte dos funcionários e outras ineficiências que impactam de forma negativa a organização. Pode também verificar os resultados das ações realizadas para determinar se estas alcançaram o resultado desejado ou se são necessários ajustes adicionais às estratégias traçadas.
  • Acesso ao histórico de dados – As soluções Business Intelligence permitem visualizar dados históricos e compará-los com os indicadores lançados em tempo real. Isto gera melhor entendimento das tendências do mercado, previsão do sucesso de potenciais estratégias e identificação de ações para aumentar as vendas e o lucro.
  • Análise comparativa com a concorrência – A utilização do Business Intelligence ajuda a fornecer um melhor atendimento ao cliente e a fazer melhorias nos produtos. Este tipo de solução tem a capacidade de comparar as métricas da empresa com as dos seus concorrentes. Um conhecimento que, quando bem aproveitado, ajuda a empresa a criar um plano diferenciador em face da concorrência e a ter melhor impacto em potenciais clientes.

Sugestão de leitura: Mais vantagens do Business Intelligence para a sua empresa

 

Etapas para criar uma estratégia de Business Intelligence

 

Uma estratégia de BI bem-sucedida requer uma combinação de pessoas, processos e ferramentas. Aqui estão as principais etapas para tornar a estratégia eficaz:

 

1. Identificação dos objetivos A primeira etapa no desenvolvimento de uma estratégia de BI passa por identificar s  bjetivos: O que se pretende alcançar? Quais os dados necessários para chegar ao objetivo? É importante a compreensão clara do propósito antes de iniciar o processo de implementação.

 

2. Identificação da equipa

O Business Intelligence abrange vários aspetos e é crucial que a equipa responsável pela implementação da estratégia inclua pessoas de todos os departamentos que vão utilizar esses dados.

 

3. Definição de KPIs

É necessário determinar quais os indicadores chave de desempenho que vão ser necessários para alcançar o resultado desejado na implementação do Business Intelligence.

 

4. Selecionar as melhores ferramentas

Existem muitas ferramentas de software de BI, por isso, é preciso avaliar as opções e identificar as mais ajustadas às necessidades específicas do negócio.

 

5. Selecionar o melhor método de armazenamento de dados

A escolha do método para armazenamento de dados passa por duas opções: servidores locais ou soluções baseadas na cloud. Na maioria dos casos, uma opção baseada na cloud é mais eficaz. No entanto, avalie bem a realidade da sua empresa, antes de tomar uma decisão.

 

6. Reuniões de ponto de situação

Ao criar uma estratégia para implementação do Business Intelligence é importante o agendamento de reuniões periódicas com todos os membros da equipa envolvidos no processo. Este compromisso permite monitorizar a evolução do projeto e efetuar ajustes necessários ao plano.

 

7. Implementar fase a fase

A implementação do Business Intelligence, fase a fase, vai permitir avaliar o sucesso da estratégia numa escala menor e efetuar quaisquer ajustes necessários antes de implementar o plano numa escala mais ampla.

 

Para implementar uma estratégia de Business Intelligence é importante conseguir a adesão total de quem decide, colaborar com as partes interessadas, focar na qualidade dos dados, priorizar a adoção dos utilizadores e avaliar a estratégia com regularidade.

Ao seguir estas etapas e práticas recomendadas, a empresa está no caminho certo para implementar uma estratégia de BI eficaz que conduza a organização aos seus objetivos.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para dar um novo rumo ao seu negócio! Se quer ter acesso a mais dicas empresariais, visite o nosso blogue.

 

 

Artigo anterior e próximo