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Qual o segredo para ter clientes satisfeitos e felizes?

Clientes satisfeitos

 

Clientes satisfeitos são o objetivo de qualquer empresa. No entanto, nem sempre é fácil dar resposta às necessidades de todos, de forma exímia, exemplar e profissional. Aliás, muitas são as empresas que perdem clientes sem saber como nem porquê.

Com as ferramentas disponíveis hoje em dia, é fácil entender se os clientes estão descontentes com o nosso produto ou serviço ou se há algo a melhorar nas suas experiências. Contudo, é uma prática que exige tempo e que implica dedicar mais atenção a todos os pormenores. Não pense neste tempo como um desperdício, mas como um investimento.

Analisar o comportamento dos seus clientes dá-lhe informações para melhor os satisfazer e é muito importante para manter relações de proximidade. Perceber aquilo de que gostam e quais as suas reais necessidades, saber o que efetivamente pretendem e esperam da sua empresa… Este é meio caminho para ser mais eficiente, eficaz e profissional, para além de permitir criar laços muito para além do core do negócio.

Há pequenas ações no dia-a-dia que podem fazer a diferença na relação com os seus clientes, tornando-a cada vez mais forte e coesa. Será que as tem sempre em mente? Deixamos aqui algumas sugestões que, apesar de não serem milagrosas, são boas práticas que definitivamente aconselhamos para a sua empresa.

 

1. O cliente é o mais importante num negócio

 

Atualmente, o número de produtos e serviços disponibilizados no mercado é infinito. Não faltam ofertas para os consumidores. Basta a nossa empresa não poder satisfazer uma necessidade ou um cliente não gostar do nosso serviço para se dirigir a um concorrente. Dessa forma, pode encontrar o que precisa e até a um preço mais baixo.

Os clientes não têm um compromisso com nenhuma empresa. Nesse sentido, são livres de mudar quando não estão satisfeitos. E não faltam opções no mercado! Por isso, é extremamente importante perceber as necessidades dos nossos clientes e fazer todos os esforços para lhes dar resposta, sempre com a consciência de que existe concorrência.

Qualquer consumidor deve ser considerado único e sentir-se como tal. Uma empresa existe e tem sucesso se tiver clientes satisfeitos e felizes. Esta deve ser a sua máxima diária.

 

2. Comunique de forma eficaz

 

Comunicação é uma palavra de ouro em qualquer negócio. A relação entre uma empresa e os seus clientes deve pautar-se por uma comunicação constante, presente e aberta. Além disso, deve ser o mais personalizada possível.

O relacionamento pode ter diferentes canais de comunicação e acontecer de diversas formas. Pode ser feito através do envio de email marketing personalizado e variado ou da publicação em redes sociais. Mas também pode usar-se diretamente o telefone.

O mais importante é mostrar ao cliente que estamos sempre presentes e disponíveis para responder eficazmente às suas questões, necessidades ou problemas. Além disso, deve haver a preocupação de apresentar soluções e ideias novas que podem ser do seu interesse. Por isso, mais do que teoria, esta deve ser a filosofia da sua empresa: pensar sempre no cliente, saber ouvi-lo e nunca o deixar sem resposta.

Por exemplo, avisar os seus clientes quando se ausentar, mesmo que por apenas um dia ou dois, mostra que se preocupa com eles. Nem toda a comunicação tem de ter um objetivo comercial ou ser a resposta a um problema colocado. Às vezes, pode surgir simplesmente por questões práticas como esta, de preocupação e consideração pelo consumidor. Comunique para manter os seus clientes satisfeitos!

 

3. Planeie sempre

 

Quando recebe uma proposta de trabalho, é fundamental preparar um esboço claro para o projeto que tem em mãos. Aliás, quanto mais bem preparado estiver e mais cedo apresentar uma proposta conclusiva, mais rápido será desenvolvido o projeto. No entanto, é necessário ter em consideração os objetivos a atingir e a expectativa do cliente em relação ao produto final.

 

4. Personalize relacionamentos. Partilhe informação

 

O cliente, para além de um produto ou serviço, espera algo personalizado e único. A empresa deve estar preparada para oferecer mais do que um simples produto final. A partir do momento em que o conquista, é fundamental perceber em que outros aspetos lhe pode ser útil.

É precisamente aqui que a empresa tem de se destacar, tornando o produto final uma experiência diferente e especial. Para além de uma empresa que fornece um produto/serviço, passará a ser uma empresa que oferece conselhos especializados. Dessa forma, tornará a experiência do consumidor ainda melhor.

 

5. Crie valor para os clientes

 

Clientes satisfeitos e leais são, por norma, mais rentáveis. Ter como lema de empresa a sua satisfação constante é a maneira mas inteligente de atuar e garantir o sucesso.

Mantenha-se em contacto com a sua clientela, crie relações de proximidade e dê-lhe algo de valor em troca. Por vezes, basta uma notícia pertinente ou uma informação útil para o desenvolvimento de um projeto. Tenha sempre em mente os seus consumidores e verá que ideias não irão faltar. Siga as nossas sugestões e tenha clientes satisfeitos.

 

6. Cumpra os deadlines e deixe os clientes satisfeitos

 

É muito importante completar o trabalho on time para gerar relações de confiança. Planear de forma realista a timeline e o timing do projeto é fundamental. Além disso, é preciso ter em conta o calendário da empresa. Se tudo isso for feito, então não há razão para preocupações.

Tenha presente que ao estabelecer prazos é necessário fazê-lo com uma margem maior do que aquilo que prevê ser necessário. Só assim se salvaguarda de eventuais problemas que podem colocar em causa os prazos acordados. Além disso, caso tudo corra como previsto, consegue ainda entregar o projeto antes do combinado. O cliente fica satisfeito e a sua empresa só tem a ganhar!

Podem surgir contrariedades que coloquem em risco a data de entrega e a execução do projeto. Nesses casos, deve avisar imediatamente o seu cliente para juntos avaliarem soluções. Pequenos gestos como este contribuem para que tenha clientes satisfeitos, mesmo em situações mais adversas.

 

7. Seja honesto com os consumidores e consigo

 

As relações de trabalho funcionam melhor quando todas as partes envolvidas são honestas. Seja franco quanto às suas competências, bem como as da sua empresa. Também deve ser sincero sobre o que consegue ou não fazer.

Não faça nada de que não se orgulhe nem venda gato por lebre. Se o consumidor souber exatamente com o que pode contar, tudo será mais simples e produtivo. Venda só as suas vantagens e principalmente aquelas que a concorrência não possui! Construa uma imagem de idoneidade e credibilidade no mercado e seja uma empresa de confiança.

 

8. Surpreenda o seu cliente e conquiste-o diariamente

 

O atendimento personalizado é uma arma poderosíssima para garantir a fidelidade e incentivar as recomendações. Nesse sentido, surpreenda o seu cliente. Dê atenção aos detalhes e prime pela sua conquista constante. Lembre-se: há muita concorrência por onde escolher.

Ter clientes satisfeitos e saber gerir as expectativas em relação à sua empresa é mais fácil do que parece. Existem soluções de gestão que o podem auxiliar nesta prática e que tornam todas as tarefas de que falamos mais fáceis de executar.

Alguns softwares permitem organizar toda a informação relativa aos seus clientes de maneira estruturada, desde os registos de compras efetuadas a datas de primeiro contacto com a empresa ou de aniversário. Não tem de se lembrar de tudo sozinho nem de andar com uma agenda atrás de si!

Implemente na sua empresa um software que permita uma gestão mais eficaz dos seus clientes, dos prazos e das prioridades. Informe-se com os nossos especialistas. Garanta clientes satisfeitos para o seu negócio e permita-se crescer!

 

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