A cloud computing iniciou-se verdadeiramente em meados de 2006 quando a Amazon divulgou a Amazon Web Services. A partir desse momento, o conceito cloud computing passou a ser uma realidade à disposição de qualquer empresa.
Posteriormente, a Google Apps lançou o primeiro grande serviço de soluções baseadas na cloud e os conceitos de Saas e Iaas surgiram para dominar o mercado. Também a Microsoft lançou o Azure, uma solução escalável comercializada pela blink-iT.
Hoje, a cloud computing está bem presente, desde o simples armazenamento de ficheiros num smartphone até uma infraestrutura implementada numa grande empresa. O armazenamento e o acesso aos dados podem ser efetuados em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, sem a gestão direta do próprio utilizador, e em servidores centrais de grande escala. Para isso, o utilizador terá de ter apenas acesso à internet.
Inicialmente, as empresas em Portugal tiveram uma baixa adesão ao cloud computing. No entanto, o mercado está a evoluir e é notório nos últimos anos um crescente avanço tecnológico. Ainda assim, este crescimento não foi tão acentuado como em outros países.
As empresas atualmente estão concentradas em soluções multicloud e sistemas híbridos. Considerado um dos principais países a nível europeu no avanço e conhecimento tecnológico, Portugal tem um enorme potencial para impulsionar a transformação digital em direção à cloud.
É, de facto, inegável que as soluções sobre a cloud trazem um conjunto de benefícios muito importantes para as organizações. São soluções mais fáceis de gerir e de manter e são suportadas por regras de segurança mais consolidadas.
Desde 2016 que o valor do mercado português em serviços de cloud computing foi crescendo em muitos milhares de euros. As empresas nacionais começaram a recorrer à implementação de soluções na cloud com o objetivo de aumentar a produtividade dos seus recursos humanos, desenvolver novos modelos de negócio e melhorar a relação com os seus clientes.
As estatísticas indicam que que o mercado de serviços na cloud em Portugal irá atingir um valor assinalável em 2021, principalmente na adoção de soluções de segurança e armazenamento, bem como serviços de computação.
Em pleno 2021, o desenvolvimento aplicacional está assente em modelos baseados na cloud computing. Em Portugal, como noutros países, as empresas têm cada vez mais a necessidade de adaptar os seus sistemas à exigência dos clientes.
O surgimento do fenómeno cloud computing representa uma mudança fundamental na forma como as empresas gerem os seus negócios. Hoje, começam a entender a necessidade de alocar os seus sistemas a estruturas seguras e de baixa manutenção. Por conseguinte, os custos inerentes à implementação deste tipo de soluções estão cada vez mais competitivos.
O aumento da procura de soluções armazenadas na cloud por parte das empresas em Portugal levou à implementação de data centers no país. Qualquer empresa que neste momento tenha dados armazenados na cloud necessita de um data center. São dois conceitos diretamente ligados, uma vez que a necessidade de acesso à informação é cada vez maior.
As pessoas vivem grande parte do tempo ligadas à Internet e o data center tem um papel fundamental na recolha, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados.
Em Portugal, existe ainda um número considerável de empresas que prefere ter soluções alojadas internamente nas próprias instalações. A razão prende-se essencialmente com fatores como a segurança dos dados, o tempo em que o fornecedor de serviços na cloud consegue recuperar os dados em caso de desastre, a velocidade no acesso aos mesmos, a migração de dados e as falhas na internet.
Estes são os principais desafios para que a implementação da cloud computing em Portugal possa efetivamente dar um grande salto nos próximos anos.
Na blink-iT, criámos um software de gestão que lhe permite ter uma visão global do seu negócio totalmente a partir da cloud. Acompanhe a transformação do mercado português e revolucione a sua empresa com FastTrack, uma solução all-in-one que dá total autonomia ao utilizador.
Pretendemos tornarmo-nos ainda mais próximos dos nossos clientes e parceiros, seguidores e simpatizantes. Serão partilhados conteúdos relevantes como notícias da atualidade, estudos e novos produtos.
TRADUZIMOS LINGUAGEM DE NEGÓCIO
EM LINGUAGEM TÉCNICA!
CONTACTOS
Rua do Arquitecto Marques da Silva, 120
4150-483 Porto, Portugal
Ver Mapa
+351 223 249 100 (chamada para a rede fixa nacional)
geral@blink-it.pt
grow in a blink