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O CRM é uma ferramenta útil para empresas de e-commerce?

CRM + e-commerce

O CRM tem inúmeros recursos que ajudam as empresas de e-commerce na gestão e no desenvolvimento da relação com o cliente antes, durante e após a venda.

O sucesso de qualquer empresa que comercialize bens ou serviços depende dos clientes. Para garantir a sustentabilidade do negócio é importante que a loja online desenvolva estratégias que fidelizem quem compra e ajudem a atrair novos contactos.

 

Como o CRM ajuda a fidelizar clientes no online?

 

Enquanto os custos associados à aquisição de leads (potenciais clientes) aumentam, muitas empresas de e-commerce apresentam ao consumidor produtos e serviços muito idênticos por, praticamente, o mesmo preço e qualidade.

Para se destacarem da concorrência e conquistarem mais clientes, as empresas devem procurar estratégias diferenciadoras de comunicação digital e de fidelização que não exijam um investimento elevado e permanente. O CRM apresenta-se como um software muito completo e que oferece benefícios na relação direta com o cliente. Estas são 3 vantagens reconhecidas: 

  • Personalizar a experiência do cliente: Com base nos dados recolhidos pelo CRM pode-se personalizar a experiência do cliente enquanto este navega no site, recomendando produtos relevantes com base no histórico de compras e visitas recentes. Isso aumenta a possibilidade de conversão e melhora a satisfação do cliente.
  • Automatizar ações de marketing: O CRM envia de forma automática e-mails de boas-vindas, e-mails de acompanhamento pós-venda, lembretes de carrinho abandonado, entre outras mensagens personalizadas. Isso mantém a conexão com a marca e abre novas oportunidades de compra. 
  • Suporte ao cliente: Com este software o atendimento pós-venda é melhorado, sendo possível criar um acompanhamento permanente ao cliente. O CRM ajuda a gerir os pedidos de suporte técnico, fornece respostas automáticas e personalizadas e acompanha todo o ciclo de resolução de problemas.

 

Sugestão de leitura: Saiba o que o CRM Portal faz pelo seu negócio online

 

Que outros recursos o CRM oferece a um e-commerce?

 

O CRM revela-se uma ferramenta poderosa para gerir e impulsionar as vendas de um e-commerce. Seguem-se alguns recursos específicos que podem fazer a diferença na gestão de negócios online.

 

1. Gerir campanhas de marketing

O CRM pode ajudar na gestão e análise de campanhas de marketing, permitindo que as empresas avaliem a eficácia de diferentes canais de divulgação – como e-mail marketing, publicidade em redes sociais e campanhas de PPC (pay-per-click) –, e otimizem as suas estratégias com base nos resultados.

 

2. Identificar e eliminar falhas na cadeia de abastecimento

Através do CRM é possível monitorizar o histórico de vendas em tempo real e implementar alertas automáticos para notificar a equipa em caso de risco de rutura de stock.

 

3. Prever oscilações no volume de vendas

Através de análises preditivas – com base em dados históricos e tendências de mercado – é possível prever oscilações sazonais ou flutuações no volume de vendas, o que permite uma adaptação proativa ao volume de procura dos consumidores. Abre-se também a hipótese de monitorizar indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados com o mercado, concorrência e/ou comportamento do cliente que revelam mudanças e novas oportunidades para inovar.

 

É importante que a escolha do CRM atenda às necessidades atuais de cada e-commerce e respeite a capacidade de escalabilidade do negócio. Pedir o apoio de profissionais com suporte técnico facilita a escolha da solução mais ajustada e otimiza todo o processo de implementação. Na blink-iT, encontra especialistas em Microsoft Dynamics 365 que o podem ajudar a usufruir ao máximo desta ferramenta. Se quer saber mais, clique no link e fale com um dos nossos técnicos.

 

 

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