No passado, as práticas recomendadas para email security eram parcas e passavam por não confiar em emails com um serviço de mensagens não autenticado nem confiável. Na verdade, atualmente, esta prática ainda é válida, mas deve ser reforçada. É importante a utilização de passwords fortes, o bloqueio de spam, não conferir ofertas demasiado óbvias e verificar se as entidades que enviam os emails são de facto confiáveis. Para ajudá-lo a proteger a sua empresa de eventuais ataques, compilámos 6 boas práticas de email security que deve ter em conta.
Com o email a revelar-se uma ferramenta imprescindível na comunicação empresarial, é recomendável a aplicação de um conjunto forte de práticas de email security e cibersegurança. Listamos aquelas que consideramos estar no topo das preocupações:
A formação dos utilizadores da organização sobre as práticas recomendadas de email security é de todo fundamental. A formação deve ser programada regularmente, para que os colaboradores estejam sempre a par das mais atuais políticas de segurança corporativas e mantenham a organização segura e longe do risco de ameaças.
Uma das melhores práticas de email security é a utilização de passwords longas fáceis de memorizar. Por exemplo, o trecho de uma música ou poema, as iniciais de uma frase, uma quote. As recomendações atuais, revelam reservas em relação ao uso de passwords com letras, números e caracteres especiais aleatórios. Por serem difíceis de memorizar, as pessoas tendem a escrevê-las em locais que podem ser de fácil acesso a intrusos.
Alterar as passwords costumava ser uma norma no email security. Acreditava-se que a alteração regular ajudava a manter os sistemas seguros. Mas percebeu-se que essa rotina gera frustração nos utilizadores, que tendem a criar passwords menos seguras ao longo do tempo. Atualmente, não é recomendado forçar a alteração periódica da senha. No entanto, essas alterações devem ser exigidas após uma suspeita de comprometimento.
A reutilização de passwords entre contas é uma séria ameaça ao email security. Se uma conta que utiliza as mesmas credenciais de outras ficar comprometida, os invasores podem facilmente obter acesso a todas. A reutilização das passwords é especialmente perigosa quando os funcionários utilizam as mesmas para contas corporativas e pessoais. É importante incentivar os colaboradores a utilizarem senhas fortes e exclusivas para cada conta. A utilização de logon único ou um gestor de passwords pode ajudar a aliviar o desafio.
A utilização da autenticação de multifator (MFA) ou de dupla autenticação é muito importante para o email security. Estas autenticações envolvem a utilização de mais que um método para conferir a identidade do utilizador. Adicionar um segundo ou terceiro fator ao processo de autenticação, permite uma camada adicional de defesa e protege contra problemas comuns no email security: como ataques e quebras de senhas. As empresas devem exigir a utilização da autenticação de multifator. Os funcionários também devem proteger as suas contas pessoais utilizando este método sempre que disponível.
Embora as soluções de email security evitem que muitos emails de spam cheguem à caixa de entrada dos utilizadores, ainda há uma boa quantidade que passa. Os esquemas de phishing estão a tornar-se mais sofisticados, por isso é necessário estar atento. Os utilizadores devem ter cuidado ao abrir qualquer email potencialmente malicioso. A par destas, existem outras práticas a ter em conta no email security tais como:
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