Os softwares ERP e CRM proporcionam uma gestão eficiente dos negócios e permitem às empresas criar relações de proximidade com os seus clientes, conduzindo-as ao sucesso.
Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, torna-se difícil acompanhar todas as tendências do mercado e as necessidades dos clientes. No entanto, com o avanço da tecnologia, este trabalho começa a ser simplificado.
As recentes inovações permitem aos gestores estar sempre atualizados nas áreas fundamentais para o seu negócio, desde a financeira à tecnológica. O CRM e o ERP são ferramentas digitais criadas especialmente para otimizar as rotinas de produção das instituições e para gerir todos os recursos de forma eficiente.
Neste artigo abordamos estes dois tipos de software, com objetivos, funções e finalidades diferentes, porque sabemos que surgem muitas dúvidas no momento de decisão.
Pretendemos dar-lhe a conhecer as características e vantagens de cada um, para que perceba qual o que melhor se adapta às necessidades do seu negócio. Queremos ainda mostrar-lhe de que forma a integração de ambas as soluções beneficia as organizações, independentemente da sua dimensão.
O Enterprise Resource Planning (ERP) é a ferramenta base de gestão de qualquer empresa. Um dos seus focos é o controlo das questões financeiras e contabilísticas, tais como despesas e pagamentos recebidos. Gere também as áreas de Recursos Humanos, Projetos, Distribuição e Produção.
O ERP ajuda na uniformização dos processos da empresa, tornando-os mais eficazes e reduzindo erros sistemáticos, e permite poupar muito tempo. Assegura ainda uma informação estruturada e útil, contribuindo para o aumento da produtividade.
Por outro lado, o Customer Relationship Management (CRM) é uma das mais conhecidas aplicações informáticas na área do atendimento ao cliente (customer service). Gere toda a informação e dados dos clientes atuais e potenciais clientes, permitindo antecipar as necessidades dos consumidores e personalizar ofertas.
O CRM combina Marketing, Vendas, Gestão de Contactos e Serviços de Suporte. Com a agregação destas diversas áreas, o gestor consegue obter uma visão mais ampla e clara da progressividade da sua empresa e tem neste software um poderoso aliado nas vendas.
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O que torna o CRM um ativo valioso para as empresas?
Atualmente, as empresas utilizam dados internos e externos para compreenderem melhor o mercado. O grande desafio é entender quais os dados úteis para responder às questões empresariais e otimizar os processos de negócio.
São vários os fatores que impossibilitam as empresas de ter uma visão integrada dos seus negócios, tais como a complexidade das fontes de dados, o acompanhamento de clientes, o registo de transações financeiras, a gestão diária de operações e o crescimento do negócio. Aliada a toda esta evolução constante, a utilização independente de sistemas de gestão torna esta visão integrada ainda mais difícil.
Se gere uma empresa, é importante ter presente que estes softwares não têm de funcionar de forma isolada. Pelo contrário! Quando implementadas de forma integrada, as soluções ERP e CRM proporcionam uma gestão completa e poderosa dos negócios.
Ambas partilham e coordenam a informação de toda a organização, ao mesmo tempo que proporcionam previsões e relatórios baseados nessa informação, em tempo real.
Para um desempenho melhorado de todas as operações, uma visão clara sobre todos os processos de negócio e redução do esforço na manutenção da informação, todos os dados recolhidos pelo CRM devem ser integrados com as informações de um software ERP.
Os softwares ERP e CRM permitem centralizar numa única fonte de dados toda a informação do negócio, da seguinte forma:
De forma resumida, podemos apontar 9 vantagens de integrar um ERP e CRM no seu negócio:
Com recurso a estas ferramentas, pode centralizar todo o seu negócio e concentrar-se nos resultados da sua empresa, em vez de ficar limitado pelas tecnologias do passado!
A sua empresa não possui um ERP ou CRM? Não dispõe da informação em qualquer lugar e em tempo real? Sente instabilidade nas etapas do processo de vendas? Comete erros constantes na introdução manual de dados? Regista duplicação de informação e erros constantes de stock?
Se algum destes problemas o afeta, está na hora de mudar! Conte com a blink-iT para o ajudar a implementar um ERP e CRM interligados e perfeitamente adaptados às necessidades específicas do seu negócio!
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